terça-feira, 1 de abril de 2014

Governador de Pernambuco inaugura UPAE Limoeiro em tom de despedida


Em tom de despedida, o governador Eduardo Campos (PSB) inaugurou na noite do dia 30 de março, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Limoeiro. A unidade vai atender aproximadamente 300 mil habitantes, oriundos de doze municípios do Agreste Setentrional que compõem a II Gerência Regional de Saúde (GERES). A UPAE tem por objetivo o atendimento de consultas e exames de média complexidade. “Estamos inaugurando um equipamento genuinamente pernambucano. As famílias terão mais humanização no atendimento, além da oportunidade de consultas e exames especializados, o que normalmente só existia na capital. Sempre digo que político gosta de voto, mas existem aqueles que só gostam de voto. Eu gosto de voto e mais ainda de gente. Obrigado e contem comigo”, disse Eduardo em seu último final de semana como governador.

Tecnicamente, coube ao secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, destacar as ações da UPAE. “As unidades foram criadas para preencher uma lacuna que existe no SUS, que é a média complexidade. O paciente vem encaminhado pela Unidade de Saúde da Família sabendo o dia e a hora do atendimento. Lembrando que o paciente será atendimento pelo médico especialista e ainda terá a oportunidade de realizar o exame solicitado”, destacou o secretário. De acordo com o Antônio, a UPAE Limoeiro foi a nona inaugurada de um total de quinze planejadas para Pernambuco. Entre os exames elencados para a unidade de Limoeiro, o secretário citou os exames de ultrassonografia, endoscopia, oftalmológico, além de um amplo ginásio de fisioterapia.

Apesar de inaugurada oficialmente, a UPAE começa com 30% de sua capacidade de funcionamento. “Quando implantamos um equipamento como este, começamos com uma margem de sua capacidade. Entre três e quatro meses esperamos estar funcionando com cem por cento da totalidade”, afirmou Figueira. A partir desta semana, técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) estarão reunidos com prefeitos e secretários municipais de Saúde das 12 cidades atendidas pela UPAE. Nos encontros, os gestores serão orientados e capacitados para o formato de funcionamento dos agendamentos. De acordo com o gestor da II GERES, Mário Moreira, as Unidades de Saúde da Família (USFs) terão no computador a agenda de consulta. “A regulação das marcações será coordenada pela equipe técnica da gerência, enquanto a administração e contratação de profissionais para a UPAE ficará a cargo da APAMI Surubim, vencedora da licitação”, explicou Moreira. (Imagem | Assessoria SES)