quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vicência recebe primeiro Festival de Gastronomia


O Engenho Poço Comprido, em Vicência, receberá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o primeiro Festival de Gastronomia da Mata Norte, com o tema A Cozinha Pernambucana de Raízes. O evento, que faz parte da programação do Festival Canavial, envolverá toda a culinária desta região e seus Chefs, cozinheiros e proprietários de restaurantes, promovendo atividades com foco para a tradicional culinária regional. 

O Festival de Gastronomia da Mata Norte contemplará mostra gastronômica, degustação, palestras, minicursos, aulas shows, apresentações culturais e concurso de cozinheiro, onde serão premiados os melhores pratos regionais de acordo com a programação do evento. Os palestrantes e monitores são professores, chefs das faculdades e universidades de Gastronomia do Recife. Apresentações culturais também estão na programação.

“O Festival tem o papel de sensibilizar os trabalhadores da comedoria regional da mata norte deste Estado, incentivando-os a ampliarem seus conhecimentos, melhorarem sua técnica e estrutura, valorizando a rica culinária herdada dos nossos antepassados, podendo gerar ainda mais renda para a população local”, destaca Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora do Festival. Outro ponto importante do Festival é a exibições de filmes que retratam a cultura do açúcar e os engenhos em moagem na região da mata pernambucana nos anos 60.