terça-feira, 29 de setembro de 2015

Palmeirinha: Compesa divulga calendário de abastecimento e consumidor contesta


Através de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informou que os rodízios de abastecimento dos municípios de Bom Jardim, Orobó e João Alfredo terão alterações a partir do dia primeiro de outubro de 2015. A partir desta data, as cidades ficam 15 dias com fornecimento de água e sete dias sem abastecimento. De acordo com a nota, a medida visa garantir o uso racional da água da Barragem Palmeirinha, que fica em Pedra Fina, zona rural de Bom Jardim, e prolongar a vida útil do reservatório.

De acordo com o levantamento realizado nesta segunda (28) pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o reservatório está com 44,8% da capacidade de um total de seis milhões de metros cúbicos. Mas apesar da boa notícia de 15 dias com abastecimento, alguns moradores contestam o calendário. O professor José Célio, da cidade de Bom Jardim, disse ser desnecessária essa quantidade de dias. Durante entrevista na Rádio Jornal Limoeiro, o educador se mostrou preocupado com o futuro da barragem.

“Diante dessa crise hídrica que vivemos e dos constantes estouramentos e desperdícios ainda somos surpreendidos com esse calendário de quinze dias com água. Queremos o contrário, ou seja, sete dias. Como vamos ficar nos próximos dias sem chuva?” questionou Célio. “É preciso utilizar de forma consciente a água da barragem e ainda mais haver fiscalização”, completou. No primeiro semestre, no momento mais crítico, Palmeirinha entrou em colapso com apenas 3% da capacidade, gerando contínuo racionamento nas cidades abastecidas por ela. (Imagem | Divulgação)